segunda-feira, 27 de abril de 2015

Onicomicose

Hoje trago-vos este problema que muitas vezes é visto mais como um problema estético do que um problema de saúde. E por isto mesmo, as pessoas não tratam o problema, deixando-o progredir.
A onicomicose é uma infecção de uma ou mais unhas dos dedos das mãos ou dos pés, causadas por vários tipos de fungos, leveduras e bolores.
É uma doença que ocorre mais no meio urbano pois a principal forma de transmissão é a inoculação directa (transmissão de pessoa para pessoa através de alicates, etc.) que pode ocorrer com a manicura.
As onicomicoses são mais frequentes na idade adulta. A diminuição da circulação periférica associada ao envelhecimento, o aumento da exposição potencial a fungos e o crescimento mais lento das unhas aumentam a susceptibilidade para o desenvolvimento de onicomicoses.

Os fungos desenvolvem-se mais facilmente em zonas húmidas, sendo os factores de risco:
-Hipersudorese,
-Exposição contínua à água ou a detergentes que fragilizam a pele (trabalhos domésticos),
-Frequentar locais húmidos (piscinas, balneários, ginásios),
-Uso de calçado fechado e pouco arejado (ténis, galochas),
-Utilização de objectos contaminados (tapetes de banho, corta-unhas, limas),
-Outros problemas de pele (psoríase, pé-de-atleta) ou doenças sistémicas (diabetes mellitus, doença arterial periférica.

A onicomicose manifesta-se com uma mancha amarelada na unha, que pode começar nas margens, nos cantos ou na ponta da unha e ir infectando o resto da unha até à sua base. Pode também ocorrer um espessamento da unha em que esta se torna quebradiça e até mesmo irregular.
É muito importante inspeccionar as unhas dado que esta é uma doença silenciosa, podendo ocorrer sem que nos apercebamos.
Quanto mais precoce for o tratamento, melhor será. Esta doença para além de inestética, pode-se agravar caso os fungos proliferem livremente, provocando infecções e a destruição da unha.
Além disso, uma unha infectada pode contagiar as unhas vizinhas (por isso o tratamento deve ser feito também nas unhas vizinhas), assim como pessoas próximas.
Se o tratamento for começado logo desde o aparecimento, basta a aplicação local de um verniz antifúngico. Estes vernizes são muito eficazes quando aplicados regularmente durante um período mínimo de 6 meses. É importante referir que o verniz deve ser aplicado uniformemente sobre toda a superfície da unha atingida, sem esquecer os bordos laterais.
Em casos específicos, ou quando a unha está infectada na sua totalidade, pode ser necessário recorrer a um tratamento por via oral, sob a forma de comprimidos ou cápsulas. A duração dos tratamentos é longa (alguns meses), uma vez que é necessário deixar crescer a nova unha para se verificar a eficácia do mesmo.


Para prevenir o aparecimento de infecções ou o seu reaparecimento deve:
-manter as unhas curtas, secas e limpas;
-usar meias de algodão e calçado adequado, de modo a evitar a transpiração;
-usar luvas de borracha para proteger as suas mãos da exposição excessiva à água e detergentes, 
-evitar andar descalço em sítios públicos, 
-assegure-se que a sua manicura ou pedicura utiliza utensílios esterilizados,
-se tiver  uma onicomicose, evite unhas artificiais (ex.unhas de gel), pois estas criam um ambiente favorável à proliferação dos fungos.

Se tivere notado algo semelhante nas vossas unhas comece o tratamento o quanto antes. E não se esqueça, que ao fazer o tratamento não poderá usar vernizes coloridos!




Sem comentários:

Enviar um comentário