terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Frieiras

A utente desta vez sou eu própria. Todos os invernos tenho pelo menos um episódio, mais ou menos intenso.Lembrei-me então de esclarecer um pouco melhor sobre este problema que apesar de ser passageiro é desconfortável e incómodo.

O que é?

As frieiras (eritema pérnio) são uma reacção da pele ao frio e às variações de temperatura. Incomodam, mas podem ser aliviadas com alguns cuidados.
As frieiras são mais comuns entre os idosos e as mulheres, quando existem alterações da circulação e história familiar. Pessoas que trabalham ao ar livre também são mais vulneráveis.

Quais os sintomas?

As zonas do corpo mais afectadas são as extremidades: mãos, pés,nariz e orelhas pois são as zonas mais expostas ao frio.
É a reacção de inflamação da pele que é responsável pelos sintomas das frieiras: comichão ou sensação de queimadura, dor, inchaço, cor que pode ir do vermelho ao azul escuro e quando pressionada, a pele apresenta manchas brancas, podem ocorrer feridas (nos casos mais graves).


Qual a causa?

Em pessoas mais susceptíveis, a exposição ao frio faz com que os vasos da pele exposta se contraiam demasiado, dificultando a circulação do sangue nas extremidades do corpo. Quando seguida de exposição ao calor, ocorre um aumento brusco da quantidade de sangue que chega às extremidades, não acompanhado pela necessária dilatação dos vasos sanguíneos o que resulta numa saída de sangue dos vasos para a pele, daqui decorre uma reacção inflamatória que se designa por frieira.

Como se previne?

A melhor prevenção é mesmo a proteção.
No tempo frio deve-se pôr em prática algumas medidas simples como:protejer as zonas do corpo mais expostas, usar luvas, meias de lã, calçado quente e confortável, gorros e um cachecol para proteger o rosto. Deve-se evitar mudanças súbitas de temperatura, ao entrar num espaço aquecido, retirar os abafos e deixar a pele habituar-se ao ambiente.Ainda deve-se evitar a exposição a fontes de calor intenso, como aquecedores, lareiras e água quente, porque agravam os sintomas.

Como se trata?

As frieiras incomodam, mas geralmente não são graves.
São aconselhados cremes ou pomadas que ajudam a aliviar a dor e a comichão, ao mesmo tempo que mantêm a pele hidratada e protegida.  Alguns cremes têm ainda acção antiséptica.
Apesar de na maior parte dos casos serem passageiras, há o risco de persistirem durante toda a época fria e de abrirem feridas que podem infectar (nestes usam-se cremes com antibiótico). É importante por isso ter os necessários cuidados. Só assim as frieiras tendem a desaparecer, normalmente ao fim de duas semanas. 
Frieira


Qualquer dúvida aconselhe-se com a sua farmacêutica blogueira.

Sem comentários:

Enviar um comentário