segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Dor de garganta

Chegou o momento de arrancar com este blog feito de experiências e dúvidas do dia-a-dia...as experiências vou contar ...as dúvidas vou estudá-las e volto para contar ...

Todos os dias aparecem-me casos diferentes. Um dia destes uma utente  explicou que o filho tinha uns pontos brancos na garganta...lembrei-me assim que poderia começar por este tema
.



O que é?

A Faringite é uma inflamação da faringe.




Faringite


A Amigdalite (faringoamigdalite) acontece se a inflamação da faringe se estende às amígdalas.Esta ocorre com muita frequência nas crianças.


Amigdalite

Quais os sintomas?

Desconforto na garganta, dificuldade a engolir,mau hálito, sensação de arranhado podem estar associados a outros sintomas de estado gripal, como dor de ouvidos, febre, dor de cabeça.

As amígdalas incham e tornam-se vermelhas com pontos brancos. Os nódulos linfáticos na mandíbula e no pescoço podem ficar inchados.
A faringe pode estar inchada, avermelhada e com pontos brancos (bacteriana).


Qual a causa?

Estas infecções podem ser causadas por vírus, bactérias, fungos ou por medicamentos.

Os vírus são os mesmos que promovem as constipações, o da mononucleose infecciosa.
As de origem bacteriana podem ser graves (estreptocócicas), as bactérias da flora saprófita podem mudar e tornar-se patogénicas.
Se fúngicas podem ser causadas pela Candida albicans em bebés, idosos e doentes imunodeprimidos.
Por medicamentos pode-se dar o exemplo dos corticosteróides orais ou inalados. Com estes últimos recomenda-se bochechos com água após utilização dos mesmos.


Como prevenir?


Deve-se beber líquidos frios ou mornos.



Como se trata?



As infecções bacterianas são tratadas com antibióticos apropriados (penicilina, amoxicilina ou amoxicilina + ácido clavulânico, cefalosporinas, macrólidos: eritromicina ou azitromicina) por injecção ou via oral.
As infecções virais são tratadas de forma a melhorar os sintomas: descanso, aumento do consumo de fluidos,analgésicos/antipiréticos/anti-inflamatórios/desinfectantes e emolientes (paracetamol, ácido acetilsalicílico, ibuprofeno, clorohexidina).
No entanto na prática clinica é difícil distinguir entre a origem bacteriana ou viral o que leva muitos casos a serem tratados como bacterianos, pois será mais seguro a fim de evitar que uma infecção estreptocócica (grave) possa evoluir.

Se apresentar algum destes sintomas, dirija-se à sua Farmácia. 

Em caso de dúvida consulte o seu farmacêutico...

Sem comentários:

Enviar um comentário