segunda-feira, 20 de abril de 2015

Mordeduras entre cães

Esta é uma situação frequente da ida à farmácia e veterinário.
As mordeduras são um resultado frequente dos acessos de agressividade dos cães.Não deixe, portanto, de observar cuidadosamente o seu cão de cada vez que ele se envolver numa briga. Os pêlos longos podem ocultar feridas que se transformam em abcessos, caso um dente do agressor perfure a pele, permitindo a entrada de bactérias.
Primeiros socorros: cubra as feridas sangrentas com um pano limpo. Se o sangue sair em jorros, coloque uma ligadura de compressão ou prima com a mão a zona atingida, para que o cão não perca muito sangue. De seguida, leve o animal ao veterinário.
Para evitar uma infecção purulenta, o veterinário terá de abrir a ferida, remover os pêlos e a sujidade e colocar um dreno, para que as secreções possam escorrer. 
No caso de mordedura em que hajam apenas arranhões, e só apenas nestes casos, o dono pode ir à farmácia comprar; compressas, soro fisiológico, iodopovidona, um creme cicatrizante e material de penso.
No entanto é muito importante que se observe bem a ferida; pois se houver perfuração pode surgir um abcesso passados alguns dias, causando então febre, apatia, perda de apetite e uma provável toxemia. 
Por estas razões eu aconselho sempre a consulta do veterinário, quando houver feridas resultantes de mordeduras.





Sem comentários:

Enviar um comentário